Total de visualizações de página

Olá...
Observe, navegue, leia, e poste suas considerações.
Se quiser postar poemas, aceito...agradeço...
Um abraço
Rosana

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

CONVERSANDO COM RUBINHO...





Não é que eu tenha tanta intimidade com o Rubem Alves, cá entre nós é o poeta mais lindo que já conheci, mas eu li todos os livros para pequenos e grandes que ele fez e isso me faz sentir mais íntima.
Entrando no site dele, hoje, deparei com um comentário que me fez pensar...
Como nós poderemos dar jeito na coisa que vem sendo errada há tantos anos?
Quer ver?

'' Mosaicos: Mosaicos são obras de arte. São feitos com cacos. Os cacos, em si, nada significam. Não têm beleza alguma. São peças de um quebra-cabeças. É preciso que um artista junte os cacos segundo o seu desejo. As Escrituras Sagradas são um livro cheio de cacos: poemas, estórias, mitos, pitadas de sabedoria, relatos de acontecimentos. Quem lê junta os cacos segundo manda o seu coração. Os mosaicos podem ser bonitos ou feios. Tudo depende do coração do artista. Como disse Jesus, o homem bom tira coisas boas do seu bom tesouro; o homem mau tira coisas más do seu mau tesouro. Coração mau faz mosaico feio, coração bom faz mosaico bonito. Como sugeriu Bachelard, quem tem muitas vinganças a realizar faz mosaicos de infernos. Estou juntando os cacos de que mais gosto para fazer o meu mosaico. Há muitos outros mosaicos possíveis, diferente do meu. Cada religião é um mosaico, um jeito de ajuntar os cacos. Um dos meus cacos preferidos é esse poema do profeta Habacuque, um poema de esperança.
O que ele escreveu há milênios pode ser repetido hoje, pensando na seca que seca do rio Amazonas e nos desvarios dos políticos em Brasília:

“Embora a seca seque fontes e rios

E os campos fiquem esturricados,

E o gado morra de sede e fome,

E as queimadas devorem os pastos

E os machados transformem florestas verdes em desertos áridos,

E os palácios estejam cheios de corruptos –

A despeito disso minha alegria continuará a florir

E farei poemas diante do Impossível.” (Habacuque 3:17-18. Paráfrase). ''( Rubem Alves)

http://www.rubemalves.com.br/quartodebadulaquesLXXX.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado assim que a autora ler.
Obrigada.